top of page

A Volta para Casa - Guia de Cuidados Após Enchentes

O retorno ao nosso lar em meio à devastação causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, é uma experiência emocional e desafiadora. À medida que as águas começam a recuar, é hora de olhar para frente com coragem e determinação. Para garantir a sua segurança e bem-estar, separamos algumas dicas essenciais para voltar às casas após a enchente.


1. Certifique-se que a eletricidade da residência esteja desligada, para evitar choques elétricos.


2. Evite o contato direto da pele com a água/lama. Todo cuidado é pouco, então utilize luvas, botas, máscaras ou sacos plásticos.


3. Ao remover os entulhos e sujeira, tome cuidado com animais como cobras, escorpiões e aranhas. Estes também foram transportados pela enchente.



4. Panos e vassouras utilizados na higienização devem ser descartados após o uso, pelo risco de contaminação.


5. Ao recuperar móveis e objetos, avalie bem quais os danos. Aqueles que são absorventes, como colchões e sofás, devem ser descartados.


6. Superfícies não absorventes, como metais e vidros, podem ser reutilizadas após higienização apropriada.


7. Se possível, deixe os móveis e objetos secarem ao sol. E mantenha todos os ambientes da casa arejados.


8. Após a exposição e contato com a água e lama das enchentes, lave bem as mãos e outras partes do corpo com água limpa e sabão para evitar infecções e doenças.


9. Esteja com a vacinação contra tétano em dia, especialmente se houver risco de ferimentos por objetos contaminados.


CUIDE-SE! Em caso de ferimentos ou mal-estar após a exposição a áreas infectadas, procure o serviço de saúde mais próximo.


Este é um momento de união e reconstrução. A ajuda pode vir de diferentes formas: vizinhos apoiando vizinhos, comunidades se unindo e autoridades oferecendo suporte. Não hesite em pedir ajuda e oferecer a sua sempre que possível. Vamos reconstruir não só nossas casas, mas também nossa esperança e fé em dias melhores. Unidos, superaremos este desafio e sairemos mais fortes e resilientes.

コメント


bottom of page