A união das duas palavras em inglês dá a dica: "imagination" + "engineering". Imaginação + engenharia.
Buscando a palavra no google, imediatamente somos direcionados ao universo da Disney, com artigos e documentários tratando do tema. Isso porque a palavra foi inventada para atribuir a profissão aos engenheiros dos parques, que, mais do que técnicos, somam a seus trabalhos uma boa — e crucial — dose de imaginação.
No entanto, o termo não é restrito a este universo. Na verdade, imagineer é o profissional que trabalha como orientador criativo em áreas de inovação e negócios, promovendo a colaboração e a cocriação entre parceiros, consumidores e empresas.
"É um facilitador criativo de ideias desenhadas e estruturadas de forma inovadora: um agente transformador de paradigmas e modelos mentais que promove a cocriação de novas narrativas e abordagens aos desafios”. Alessandra Terumi, especialista em inovação e Imagineering.
Leia mais aqui
Um Imagineer pode atuar de diversas formas e em diferentes segmentos. Dentre eles, segundo Terumi, estão a cocriação da cultura de inovação, novos modelos de negócio, novos designs organizacionais, novas abordagens de marketing e ainda auxiliando na identidade e no propósito de diferentes iniciativas.
Aqui na Casa, o engenheiro por formação Ricardo Peccin sempre atuou dentro desse aspecto. Muito além de seu conhecimento técnico, sua bagagem profissional, know-how de mercado e pensamento criativo promovem a idealização e materialização de projetos disruptivos e a concepção de novos empreendimentos, como é o caso do Owntime Home Club, em Gramado — um case que inova na esfera da multipropriedade — ou, ainda, da repaginação urbana que o Boulevard São Pedro promoveu no centro de Gramado. Além disso, há pelos menos outros 3 projetos em andamento que propõem revitalizações e melhorias funcionais nas principais áreas da cidade, como a Rua Coberta, a Rua Pedro Benetti e a Praça Major Nicoletti.
Já no campo da hotelaria, projetos como as barracas Casulo do Parador, em Cambará do Sul, e o Wood Hotel, em Gramado, rompem os padrões ao explorarem novos formatos tanto na arquitetura quanto na experiência que promovem.
Na gastronomia, destaca-se o recente Vinolab — laboratório de vinhos, restaurante e enoteca do Grupo Casa. Que novamente ousa ao propor um ambiente instigante e inusitado, chamando atenção pelo lustre com mais de 1.000 garrafas penduradas.
Vale ressaltar, é claro, a colaboração e participação entre empresas e parceiros de diferentes segmentos em cada negócio, além de um belo trabalho em equipe formado por todos os envolvidos.
Ricardo Peccin é o responsável pela criação da Casa Living Concept, e hoje atua como C.E.O e Diretor Criativo na empresa. Nessa mescla de funções, sua assinatura tornou-se uma marca própria que chancela sua participação em cases dentro e fora de Gramado.
Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! @casaliving.arq e @ricardopeccin .
Comments